Siga-nos no Facebook

 

 


Auditório
Após a entrada, o visitante é convidado a entrar no Auditório, onde pode assistir a um espectáculo que pretende criar o estado de espírito necessário à visita que se vai seguir.
 
A Odisseia da Terra convida o visitante a descobrir os conceitos e as noções científicas ligados à exploração do nosso planeta. O visitante entrará num ambiente dominado por uma estrutura cenográfica, inspirada nas coordenadas terrestres e nos mapas antigos. Em torno deste universo encontrará experiências que permitem uma compreensão viva dos princípios da orientação e cartografia, das máquinas simples e da mecânica dos fluídos.
A Odisseia da Matéria é uma viagem ao mundo infinitamente pequeno. Ao entrar na sala, o visitante tem a sensação de penetrar no interior da matéria. As estruturas museográficas são inspiradas em modelizações de estruturas moleculares. O próprio Mendeleiev, personagem virtual, acolhe o visitante, incitando-o a experimentar uma série de montagens sobre a tabela periódica, as propriedades da matéria, da luz, e do electromagnetismo.
Ao entrar na sala da Odisseia do Universo, o visitante é recebido por uma personagem virtual, o próprio Hubble, a quem se deve a teoria da expansão do universo e a classificação das galáxias. Ao explorar a sala envolvido num ambiente evocativo do espaço, o visitante descobre os diversos modelos de representação do universo, o funcionamento dos instrumentos utilizados em astronomia, o sistema planetário e finalmente os conceitos científicos envolvidos na exploração do espaço.
Na Odisseia da Vida o visitante é recebido por Gregor Mendel, pai das leis da hereditariedade e da genética. Percorrendo o espaço que evoca as circunvoluções do cérebro humano, aprende a espantosa diversidade dos seres vivos. Os objectos expostos e módulos interactivos ajudam o visitante a compreender melhor como funcionam o código genético, o cérebro e os sentidos: a vista, o ouvido, o tacto e o olfacto.

Odisseia Virtual - em breve
A anterior Odisseia da Informação dará lugar a um novo espaço interativo. A Odisseia Virtual inaugura um novo ciclo de potencialidades de experimentação e interatividade com o visitante: estereoscopia, realidade aumentada, holografia, simulação 3D e ambiente imersivos 5D.


 

 
Visionarium - Centro de Ciência do Europarque | 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e  Ensino Superior Ministério da Educação AEP : Associação Empresarial de Portugal Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte Rede de Centros de Ciência Viva Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Ciência e Inovação 2010 Operação Norte